quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Aula2

Aula 2
Pg. 19
Para desenvolver o senso autocrítico, tente discutir com alguns colegas.
As seguintes perguntas:
1. Quando uma Tecnologia se torna uma Tecnologia Educacional?
A tecnologia se torna tecnologia educacional a partir do momento que é utilizada com o objetivo de ensinar e aprender, independentemente de onde esteja.

2. O quadro de giz/quadro branco é sempre uma tecnologia educacional?
Não.

3. O computador pode ter várias tecnologias educacionais, mas também.
Uma tecnologia não educacional. Quando é uma ou outra?
Vai ser educacional aquelas que utilizam com o intuito de aprender e/ou ensinar. Deixa de ser educacional quando não satisfaz esse mesmo intuito.

4. O que implica uma relação pessoal prolongada com a tecnologia?

Pg. 22
Observando características da sua escola, responda o questionário.
Abaixo, caso você ainda não esteja atuando na profissão, entreviste um.
Professor de Química da sua comunidade:
1. Sua escola dispõe de laboratório de informática?
(x) Sim () Não
2. Caso sua escola tenha laboratório, ele é de fácil acessibilidade para utilização.
Durante as aulas?
() Sim
() Não
(x) Sim, porém os equipamentos na ajudam na utilização dos softwares.
3. Sobre o conhecimento e utilização dos softwares educativos
() Não conheço softwares educativos
() Conheço e utilizo softwares educativos em minhas aulas
(x) Conheço, mas não uso softwares educativos.
() Outros? _____________________________
4. Do seu ponto de vista, qual o motivo que tem maior importância na escolha.
De software educativo no processo de ensino-aprendizagem em Física?
(x) É um recurso didático que estimula o interesse do aluno.
() É um recurso didático que auxilia na compreensão dos conceitos.
() É um recurso didático que faz parte de uma política de incentivo de
Tecnologia educacional.
() Outros? _____________________________

Pg. 26
7. Desconhecimento a respeito do assunto? Pois muitos professores apenas conhecem a forma tradicional de ensino no qual, os recursos utilizados são livros, giz e quadro. E para converter esse quadro é necessário capacitar os professores para que sejam capazes de incorporar esses recursos em suas aulas.
8. Falta de capacitação? Para que o professor chegue a utilizar softwares é necessária uma capacitação antes, uma vez que é preciso saber o momento e maneira correta de utiliza-los em uma aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário